terça-feira, 17 de março de 2009

CONDUTORES EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO

CONDUTORES EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO











(UFBA) Aviões com revestimento metálico, voando em atmosfera seca, podem atingir elevado grau de eletrização, muitas vezes evidenciado por um centelhamento para a atmosfera, conhecido como fogo-de-santelmo. Nessas circunstâncias é correto afirmar:



(01) A eletrização do revestimento da-se por indução.



(02) O campo elétrico no intertior do avião causado pela eletrização do revestimento, é nulo.



(04) A eletrização poderia ser evitada se o avião fosse revestido com material isolante.



(08) O centelhamento ocorre preferencialmente nas partes pontiagudas do avião.



(16) O revestimento metálico não é uma superfície equipotencial, pois, se o fosse, não haveria centelhamento.



(32) Dois pontos quaisquer no interior do avião estão a um mesmo potencial, desde que não haja outras fontes de campo elétrico.


GABARITO COMENTADO


F(01) a eletrização ocorre por atrito.



V(02) as cargas elétricas ficam distribuídas pela superfície do condutor, seja ele oco ou maciço(blindagem eletrostática), e consequentemente, o campo elétrico no seu interior é nulo.



F(04) os isolantes também podem ser eletrizados por atrito.



V(08) o campo elétrico criado nas partes pontiagudas de um condutor eletrizado, pode assumir valores extremamente altos e provocar um fenômeno elertos tático denominado poder das pontas, que consiste na troca de cargas elétricas entre as pontas do corpo eletrizado e o meio isolante que o envolve.



F(16) o potencial elétrico é o mesmo em todos os pontos da superfície de um condutor em equilíbrio eletrostático, portanto a superfície é eqüipotencial.



V(32) Internamente o potencial elétrico é constante e igual ao potencial na superfície.





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